BLOG

A elegância e funcionalidade do design de Karim Rashid nos projetos de interiores

postado por Caroline Rodrigues em 23.08.2011

Nascido no Cairo, Egito, e radicado em Nova York, Karim é um artista em prol da arte utilitária e democrática. Seu estilo marcado por modernas curvas está presente em construções arquitetônicas, móveis, luminárias, roupas, celulares, eletrodomésticos e objetos que criou para grandes marcas, como Edra, Prada, Armani, Yahoo, Black & Decker e Toshiba.

Karim Rashid

Entre suas obras de arte está a lixeira Garbino que recebeu este nome pela combinação entre a palavra lixo (garbage) e o nome da atriz Greta Garbo. A partir desta junção foi possível relacionar contraditoriamente duas faces – “lixo” e “glamour” em um produto considerado best-seller que inclusive está integrado ao acervo do MoMA (Museu de Arte moderna) em Nova York desde 1996.

Rashid o projetou com características curvas e sensuais, com design convidativo, atraente e que fosse a um preço acessível para as massas.

O produto é curvilíneo e feminino, parecendo um espartilho, simples, mas geometricamente rico, projetado para ser um receptáculo de lixo que as pessoas querem mostrar ao invés de se esconder.

Originalmente disponível em uma variedade de cores translúcidas, hoje se encontra também em polipropileno opaco.

O design do corpo parabólico e sensual se une a funcionalidade de um receptáculo de lixo onde a limpeza e higiene são explorados em seu projeto. As alças elípticas ficam acima do nível do lixo para que em nenhum momento haja contato com quem o está manuseando. O fundo côncavo e arredondado facilita a limpeza, evitando o acúmulo de sujeira e bactérias nos cantos.

Lixeira Garbino

Pensando sempre na estética unida à funcionalidade, o designer tem seus projetos estampados em muitas marcas.

Love seat e cooler para Veuve Clicquot

Cadeira Poly / Cadeira Butterfly /Mesa e Cadeira Vertex / Cadeira Koop

Alguns dos objetos do designer pôde ser visto na Casa Hotel 2011 em São Paulo, no estúdio em homenagem à Rashid projetado por Angela Tasca.

O projeto para uma área de 96 m² foi dividido em living, cozinha, sala de almoço, closet, banheiro, quarto ou recepção com pé direito duplo e escritório superior de onde dá para visualizar o quarto.

As cores predominantes para os ambientes foram as cores branco e rosa, que são marca registrada do designer.

O mobiliário com predomínio das formas orgânicas foi desenhado pela arquiteta compondo com peças assinadas pelo designer Rashid como na cozinha a coifa, os cooktops e o forno embutido produzidos pela eslovena Gorenje. Já no living as luminárias pendentes e abajures do designer se compõem à obra da arquiteta. Neste mesmo ambiente o quadro de Ocimar Versolato retrata a expressão do profissional homenageado.

Sala de almoço e Cozinha

Banheiro, Quarto e Living

As luminárias de mesa existentes no living, produzidas pela Vialight no interior do Brasil, são de uma linha exclusiva,  produzidas em estrutura de aço minimizado e pintadas nas cores Verde Aqua, Baby Blue e Brightblack/Salmon.

O design inovador de Karim Rashid une a elegância clean do aço com os tons leves das cores das peças. As estampas de pequenos ícones permitem que as luminárias, quando com a luz acesa, criem belos efeitos no ambiente.

Living

Escritório

As imagens contidas neste post são pessoais e também retiradas dos sites www.casaeimoveis.uol.com.brwww.decorandocomclasse.com.br e www.arteparaocoracao.blogspot.com

IMAGENS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *