BLOG

Salas de reuniões

postado por Caroline Rodrigues em 30.09.2011

 

Atender bem os clientes é a premissa de qualquer empresa. Pensando nisso os projetos para áreas de atendimento em geral devem, além de ser belos e funcionais, zelar pelo conforto dos usuários, atendendo as necessidades a que foram projetados.

Começando do zero

Como uma tela em branco, os ambientes nus nos inspiram a criar.

Para esta pequena sala de reuniões de aproximadamente 8,45m², projetada para a empresa Atlas contabilidades e assessoria, dois planos ganharam destaque. Em paredes opostas ficaram dispostos painéis para dar suporte a tv e demais aparelhos e à mesa de reuniões. A organização do ambiente foi proposta para deixar o acesso à sala e às laterais da mesa mais livres e com melhor circulação.

A opção por um móvel suspenso, junto ao painel da tv, possibilitou uma visão mais livre e ampla do espaço. Sob este móvel, bancos volantes foram posicionados para que, em caso de necessidade, sejam adicionados à frente da mesa com pé recuado.

Em composição com o piso de parquet existente, optou-se pelo uso da madeira nos painéis e tonalidades de off white em superfícies como a mesa, paredes, teto e rodapés. Nesta mesma linguagem de tons claros, o papel de parede foi incorporado a uma das faces da sala, ganhando destaque juntamente com o vermelho dos banquinhos.

Sala de reuniões – Atlas Contabilidade e Assessoria

Integração com mobiliário existente.

Em muitos casos de reforma é possível aproveitar parte do mobiliário existente. Muitas vezes este fator se torna o norteador do projeto.

Nos três projetos, que serão mostrados a seguir, os clientes já tinham mesas e cadeiras, por isso, o projeto teve que ser adequado às cores, texturas e materiais que compusessem com o mobiliário existente.

No primeiro caso, estante e painéis em laca marrom e madeira se compõem com a mesa de granito marrom e cadeiras de couro preto.

O piso laminado de madeira tornou o ambiente mais aconchegante, já que nesta sala as reuniões geralmente são longas.

A finalização do ambiente ficou por conta da iluminação, onde foram criados focos em pontos distintos, como nos nichos e painéis. Já sobre a mesa, a pendente trouxe uma iluminação mais difusa, de forma a não ofuscar a área de trabalho.

Sala de Reuniões Principal – Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araujo Advocacia

Nesta segunda sala de reuniões, de tamanho reduzido e pouca iluminação natural, a proposta foi tornar o ambiente mais amplo através do uso de superfícies de espelho. Para não ficar tão agressivo e totalmente reflexivo, ripas de madeira foram sobrepostas sobre tais superfícies, evidenciando apenas nuances e reflexos pouco definidos.

As tonalidades claras escolhidas para paredes e teto se contrastam, de forma harmoniosa, com a madeira escura presente na mesa existente e no mobiliário proposto.

Sala de Reuniões Secundária – Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araujo Advocacia

Diferente dos demais ambientes da TIKI Web, que são todos compostos em preto e branco, a sala de reuniões ganhou uma cara contemporânea com a mistura de materiais e estilos.

A composição foi bastante criteriosa já que neste ambiente já havia muitos elementos e texturas, como o piso laminado da Komeco da linha clássico intense, a mesa de madeira natural e as cadeiras de tecido texturizado.

A mesa e cadeiras da Cassini em uma tonalidade de marrom bastante aberta foram introduzidas ao projeto como figura principal. Os demais móveis projetados ganharam uma tonalidade de marrom escuro valorizando ainda mais as peças existentes.

Sala de Reuniões - TIKI Web

O projeto para sala de reuniões pode variar bastante, dependendo do tipo de cliente a ser atendido e da abordagem que será feita ao mesmo. Toda e qualquer sala de atendimento e reunião deve ser agradável e confortável, independentes de ser formal ou informal.

É importante ter cuidado para não carregar demais tais ambientes. A criação deve ser harmoniosa e criteriosa, resultando em um ambiente  receptivo e propício à realização de bons negócios.

IMAGENS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *